Promover a capacitação profissional e proporcionar oportunidades de trabalho e geração de renda aos contagenses. Com esse objetivo, a Prefeitura iniciou seis cursos de qualificação, que, juntos, ofertam mais de 450 vagas. As aulas começaram nesta semana, com a carga horária ofertada de acordo com cada curso, sendo o de pizzaiolo (24h); salgadeira e pães artesanais (24h); transfer - brindes personalizados (40h); bonecas de pano e feltro (50h); corte e costura (100h); e designer de acessórios (24h).
As capacitações estão sendo ofertadas por meio do termo de colaboração firmado entre a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar e a Sociedade Cultural de Minas Gerais - SCRMG, assinado em março deste ano.
De acordo com o presidente da Sociedade Cultural, Daniel Santos, a parceria tem como objetivo a operacionalização das atividades da política pública de trabalho e geração de renda do município, por meio dos programas "Qualificação Profissional" e "Fomento e Fortalecimento da Economia Solidária”. “Com essa parceria e com os cursos, possibilitamos que a população contagense obtenha qualificação e, assim, ter uma oportunidade de trabalhar e gerar renda. Agradecemos a confiança e enfatizamos o quanto estamos lisonjeados por fazer parte da operacionalização dessa importante política pública", disse.
Para o diretor de Qualificação Profissional da Subsecretaria de Trabalho e Geração de Renda, Thiago Chiodi, essa política do município tem como objetivo qualificar profissionalmente as pessoas para que elas tenham condições de serem inseridas, novamente, no mercado de trabalho formal, ou se tornar um empreendedor e gerar renda para a família.
Pensando no atendimento social, a Prefeitura oferece o vale-transporte às pessoas que necessitam, além de todo o custo do material do curso. “Esses são cursos de excelente qualidade com instrutores que foram selecionados por meio de um processo minucioso. Então, estamos capacitando essas pessoas também para o mercado digital, compartilhando noções de empreendedorismo e outros temas, com um trabalho completo. O nosso objetivo é que essas pessoas possam, após conclusão do curso, gerar renda com dignidade”, disse Thiago.
As vagas foram destinadas a todos os moradores de Contagem (a partir de 16 anos), com prioridade para o público cadastrado no CadÚnico, Cras, Creas e participantes dos empreendimentos da Economia Solidária.
A aluna do curso de corte e costura, Leila Carvalho Martins, 17, ficou sabendo dessa oportunidade por meio do Creas. Moradora do Jardim Bandeirantes, a adolescente acredita que essa é uma ação bem importante para a população, uma vez que possibilita maiores oportunidades para as pessoas que não têm condições de pagar um curso.
“Esse curso abre portas para uma oportunidade melhor para as pessoas. Estou fazendo o curso de costura e espero que eu possa tirar bastante proveito dele para aprender novas coisas além do que eu já sei. Eu tive apenas uma aula do curso, mas só nessa primeira aula eu já consegui aprender bastante coisa. Já estou colocando em prática o que eu aprendi na sala de aula”, contou a contagense.
Os cursos são totalmente gratuitos, de segunda a sábado, em turnos na parte da manhã e tarde e serão certificados.
A professora do curso de bonecas de pano e de feltro, Larissa Amaral, também está ministrando a disciplina de e-commerce em todos os cursos, na qual trata sobre a comercialização de produtos ou serviços pela internet. "O aluno que tem contato com esse conteúdo aprende a empreender no digital, e tem a oportunidade de vender não somente para amigos e familiares, mas também para outras pessoas da cidade, Estado, país e até fora do país, dependendo da natureza do produto, pois cada vez mais as pessoas estão no on-line”, alegou.